-
Arquitetos: Bach Mühle Fuchs, Ljubica Arsić
- Área: 228 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marko Milovanovic, Ljubica Arsić, Daniel Fuchs
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou com a ideia de uma casa feita de matérias-primas renováveis nas montanhas de Homolje, Sérvia. A tarefa colocou-nos diante de várias questões: Como podemos pensar numa casa de férias que justifique a destruição de uma paisagem intacta inerente à edificação? Como construímos em um contexto estrangeiro, com mão de obra simples e recursos locais?
O resultado é uma casa que se destaca em relação ao seu entorno. Em vez de imitar a paisagem, é concebida como um artefato feito pelo homem. Como um objeto autônomo, ela paira sobre a colina e é orientada em direção ao ponto mais alto do horizonte. Por outro lado, esta casa é feita de "natureza". As paredes são feitas de concreto de cânhamo e estrutura de madeira.
O material biocompósito e as madeiras quadradas condicionam o projeto. Para aumentar o vão, as madeiras foram unidas em treliças. As alturas variáveis das vigas formam o telhado, e as distâncias variadas entre os pilares formam os pontos de contraventamento. A casa foi desenvolvida a partir do contexto.
A combinação de materiais de ecológicos, métodos simples e autoconstrução parcial fazem do projeto uma pesquisa pessoal para uma arquitetura sustentável. A casa extrai sua força como um sinal de mudança, paradoxalmente moldada por um método tradicional de construção. Com a sua abordagem de baixa tecnologia, mostra uma forma alternativa de construção que é mais favorável ao clima.